Milk: A voz da igualdade

Olá, Capivarianos 

Hoje vamos falar sobre o filme Milk: a voz da igualdade, que mostra a história de Harvey Milk, o primeiro homem abertamente homossexual a conseguir um cargo público nos Estados Unidos (supervisor da cidade de São Fransisco).  




Durante todo o filme há relatos de agressões verbais e físicas contra os homossexuais, - para saber algumas das consequências que isso pode causar, como a depressão, falta de auto aceitação e outros fatores psicológicos,  acesse http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/12682 - e é por conta dessa perseguição homofóbica que Milk decide entrar para a política com o objetivo de se aprovar leis a favor dos gays e aumentar a visibilidade da defesa dos direitos desse grupo. Ele exerceu sua função política por 11 meses, sendo responsável pela aprovação de uma importante  lei dos direitos homossexuais para a cidade e, apesar desse curto período em que foi Supervisor, ele se tornou um grande ícone em São Francisco.  

No dia 27 de novembro de 1978, Milk e o prefeito de São Francisco,  George Moscone, foram assassinados por Dan White (ex supervisor da cidade).  

Milk  foi importante para a criação de um espaço onde o diálogo sobre esse tema é possível. Foi um grande orador e os pontos mais famosos de seus discursos ficaram conhecidos como “Discurso da Esperança.”  

Para a Psicologia, a atitude que Milk teve em resposta à essas agressões seria estudado através do conceito da Psicanálise, que estuda o interior do ser humano. Durante todo o seu mandato ele sofreu muitas críticas e palavras contrárias as ideias que ele queria propor, mas manteve-se firme e fiel ao que acreditava. Dentro do conceito da Psicanálise que estuda os conteúdos do aparelho psíquico, temos o ID - regido pelo princípio do prazer , EGO - princípio de realidade e SUPEREGO - exigências culturais e sociais.  

No caso de Milk, seu ID buscou uma satisfação mediante a toda aquela situação e não aceitou os empecilhos que iam aparecendo durante seus primeiros mandatos. Seu EGO, responsável pelo princípio da realidade, é o momento em que ele buscou e encontrou uma razão sobre as causas e problemas que estavam acontecendo, o que permitiu que ele planejasse respostas e tivesse uma reação positiva sobre esses fatos. O SUPEREGO "apareceu" através dos valores que Milk recebeu durante a infância e experiências da vida. É o momento da censura, onde Milk encontra as suas verdades de certo ou errado, tanto para sua agenda política quanto para sua própria vida pessoal. 


Se você se interessou pela vida de Harvey Milk não deixe de assistir a esse filmaço... E até a próxima viagem!

Esse filme pode ser encontrado em diversos sites online gratuitos. Vale a pena conferir, e até a próxima viagem!






                                                                    Link para assistir o filme Online

Comentários

Postagens mais visitadas