Games for Change: Jogos que podem mudar o mundo


Olá, capivarianos! Esse post é especial para os gamers! Hoje vamos falar um pouco sobre a Games for Change e também citar alguns jogos muito bacanas que falam sobre arte, cultura e questões sociais. A Games for Change é uma organização sem fins lucrativos que ajuda a capacitar jovens inovadores e, assim, criar um impacto social através de jogos que educam e incentivam as pessoas a tornarem o mundo um lugar melhor.
E aí? Curtiu a ideia? Então continue lendo pra aprender mais sobre a organização e ainda conferir algumas dicas de jogos que podem mudar sua visão de mundo!


Desde 2004 a Games for Change incentiva a troca de ideias e recursos através do G4C Festival com oficinas e projetos de consultoria. A organização tem um projeto super bacana chamado Student Challenge, uma competição onde estudantes do Ensino Fundamental e Médio idealizam jogos sobre alguns temas de interesse de suas comunidades. Eles também organizam fliperamas públicos onde o pessoal pode experimentar games de estudantes e patrocinadores.
No site da Games for Change dá pra encontrar várias sugestões de jogos sobre temas como meio-ambiente, saúde, pobreza e conflitos e ainda filtrar pela categoria que você procura ou até sugerir um jogo para a lista. Por isso a gente separou alguns jogos incríveis, mas você pode acessar o site e encontrar muitos outros!

Never Alone (Kisima Ingitchuna)

Desenvolvido em colaboração com uma comunidade de nativos do Alasca, Never Alone explora o folclore do povo Iñupiat contando a jornada de uma garota chamada Nuna e sua companheira raposa em busca da fonte de uma tempestade que ameaça acabar com a sua terra. Os jogadores podem aprender valores de interdependência, resiliência e respeito a natureza. No decorrer do jogo, você também pode desbloquear pequenos clipes que contam histórias e experiências de Iñupiats e entender um pouco mais sobre a cultura desse povo.
O jogo está disponível para PC, Mac, Xbox One, Wii U, PS4, PS3 e Playstation Vita e também na App Store e Google Play.
Desenvolvedores: E-Line Media, Upper One Games, The Cook Inlet Tribal Council.



1979 Revolution: Black Friday

1979 Revolution: Black Friday é um jogo no estilo de narrativa e te leva ao Teerã, bem no meio da revolta contra o rei no final da década de 70. A história gira em torno de Reza Shirazi, um fotojornalista, e as escolhas do jogador moldam a sua experiência na Revolução Iraniana, bem como o destino daqueles à sua volta. O jogo é baseado em testemunhos reais de combatentes e presidiários e está disponível para PC e Mac.
Desenvolvedores: iNK Stories



Half the Sky Movement: The Game

Com o objetivo de aumentar a conscientização e as doações para projetos de empoderamento feminino, Half the Sky Movement: The Game convida os jogadores a conhecer desafios reais enfrentados por mulheres e meninas ao redor do mundo em uma série de quests. O jogo foi desenvolvido para Facebook.
Desenvolvedores: Frima Studio e Games for Change



Free Rice

Free Rice é um jogo on-line gratuito que doa 10 grãos de arroz para o World Food Program cada vez que o jogador marca pontos ao definir palavras em inglês corretamente. O site realiza doações a organizações da ONU que distribuem arroz para alimentar populações pobres e auxiliar economias locais. O site já ajudou a alimentar mais de 1,5 milhão de pessoas por dia e agora é usado por professores para ensinar vocabulário.
Desenvolvedor: John Breen

Curtiram nossas sugestões de jogos? Conhece mais algum além dos que estão na lista? Conte pra gente nos comentários e não se esqueçam de acessar a Games for Change para mais informações!

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas