Acessibilidade na USCS



            Olá, capivarianos 

            Hoje estávamos andando pela nossa universidade, e notamos algumas questões sobre a acessibilidade de cadeirantes no nosso campus e as particularidades que essa estrutura oferece para seu público. É importante destacar essas observações, pois é a partir daí que podemos contribuir com uma inclusão mais justa, integrando todos com a mesma facilidade de acesso a informação e educação. 

            Um dos pontos percebidos andando pelo campus foram as rampas. As rampas apresentam um grande desafio para quem é portador de alguma deficiência, principalmente para os cadeirantes. As que ficam localizadas no prédio C tem uma inclinação elevada, dificultando que o deficiente tenha autonomia para se locomover, necessitando de um auxílio. 



            Porém, notamos que na estrutura do prédio B temos a disposição elevadores aos lados das escadas para facilitar o acesso, garantindo segurança e agilidade na locomoção. 



            Na questão dos banheiros podemos destacar a preocupação da universidade em dispor sanitários especiais de fácil acesso atrás dos sanitários comuns localizados no prédio C. Contudo, notamos uma ausência dessa mesma preocupação no prédio B.


            Para complementar nosso olhar para a nossa universidade, batemos um papo com o simpático Joarez Martins, um zelador de 72 anos que há 17 anos cuida do ginásio poliesportivo do campus. Ele nos contou que a universidade tem uma preocupação em acolher todo os tipos de público, cada um com sua particularidade, mas que há uma ausência de incentivo para os deficientes por parte da instituição e estimulo dos próprios deficientes, sendo que o ginásio está disponível diariamente.  Esse bate papo vocês podem conferir aqui



            Como medida para melhorar essa qualidade de acesso na universidade, poderíamos investir mais em discussões que abrangessem esses assuntos, refletindo e observando como a infraestrutura pode contribuir para um aprendizado de qualidade, consequentemente integrando e permitindo assim uma troca de experiências entre alunos e professores.  

            Por hoje é isso capivarianos, quem se interessou e quiser saber mais desse assunto, deixe seu comentário aqui e também acesse o site na universidade para saber das ações que ela incentiva e não esqueça de deixar o like no facebook e compartilhar no instagram. Até a próxima viagem!  


Comentários

Postagens mais visitadas