Precisamos falar sobre Intolerância Religiosa

Olá capivarianos!
        Hoje vamos falar um pouco sobre um assunto que deveria sempre estar em pauta: A intolerância religiosa.
        A intolerância Religiosa se caracteriza pela discriminação contra diferentes crenças ou religiões, agindo de forma agressiva e ou ofensiva, assim acreditamos que é inadmissível que haja casos de violação da liberdade ao culto e a crença de uma pessoa ou um grupo, já que o Artigo 18º da Declaração dos Direitos Humanos que garante a “Liberdade de pensamento, consciência e Religião”, tenha 68 anos da sua ratificação.


        Sendo assim, queremos propor uma reflexão à vocês, capivarianos, pois acreditamos que a internet tem sido uma fonte de propagação desse assunto. Um exemplo disso, é a ialorixá Mãe Stella de Oxóssi, que no início do ano lançou um aplicativo que se chama: “Orientações de Mãe Stella”, onde se encontra mensagens motivacionais segundo a sua crença. Porém, Mãe Stella não se contentou apenas com o aplicativo e em setembro de 2017, lançou um canal no Youtube para discutir e passar ensinamentos da cultura iorubá. E com pouco mais de 2 meses, já tem 10 mil inscritos e é uma das youtubers mais idosas do mundo.


      As grandes mídias como a TV, por exemplo, também coloca esse assunto em pauta. Assim como o programa “Sala Debate” do canal Futura, que traz convidados com diferentes pontos de vista, para uma conversa com um tema da atualidade. Com isso, ele trouxe duas vezes o tema de intolerância religiosa para uma reflexão. O primeiro programa foi ao ar em maio de 2014, tendo como convidados: Muniz Sodré, Professor de comunicação e sociólogo, Vanice Barros, Presidente da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da OAB-RJ, Lusmarina Garcia, presidente do Conselho do Conselho das Igrejas Cristãs do Estado do Rio de Janeiro e Flavia Pinto, conhecida como Mãe Flávia. Já o segundo programa, trouxe o assunto para pauta, foi em junho de 2015, tendo como convidados: o Pastor Sezar Cavalcante, o babalaô Ivanir dos Santos e a antropóloga Yvonne Maggie. Os dois programas estão disponíveis na internet, no canal da futura e também no próprio canal do programa, na plataforma do Youtube.

       Com isso, capivarianos, convidamos vocês para conferirem os vídeos recomendados, assim tendo uma reflexão acerca do tema, pois quanto mais respeito e tolerância, mais rápido caminharemos para um mundo mais justo e pacífico.
        Até a próxima viagem!

Comentários

Postagens mais visitadas